O slow fashion a serviço do seu tempo

Com o dia a dia corrido e a agenda cheia de tarefas, é normal sentir que há falta de tempo. Aí, começa a ser crucial otimizar tarefas diárias obrigatórias que sempre consomem tempo, como se vestir.

Estar na moda gasta tempo

Estar atento aos últimos conceitos de moda, atualizar o guarda-roupa a cada mudança de tendência, saber combinar as peças, definir qual o melhor look para a ocasião... Tudo isso ocupa um tempo precioso, que poderia ser gasto em tarefas mais importantes.

É por isso que o slow fashion surge como aliado de quem quer economizar tempo.

O slow fashion

Em oposição ao fast fashion, que incentiva o consumo acelerado, descarte em grande proporção, produção em massa, seguindo tendências de moda passageiras com peças de baixa qualidade, o slow fashion é a alternativa para quem preza por qualidade, atemporalidade e versatilidade, em vez de quantidade.

O termo “slow fashion” foi cunhado pela professora e consultora Kate Fletcher em seu livro “Sustainble Fashion and Textiles: Design Journeys”, de 2008, e significa “moda lenta”.

O movimento nasceu a partir da conscientização a respeito da moda. Por isso, o slow fashion, além de ser um grande aliado de quem não possui tempo para acompanhar os últimos achados da moda, também preza e estimula o consumo consciente e a sustentabilidade e valoriza a maneira como as roupas são produzidas. Por conta disso, o movimento acaba incentivando e dando destaque aos pequenos produtores locais, que conseguem fiscalizar de perto a fabricação e se certificar a respeito as condições de produção.

As peças fabricadas dessa maneira possuem mais qualidade, com melhor acabamento e, consequentemente, maior durabilidade. Benefícios que fazem com que os consumidores precisem comprar menos roupa: mais um diferencial que agrada quem não possui tempo para “bater perna” no shopping.

Como colocar o slow fashion em prática

O consumo consciente tem como objetivo adquirir peças que possam ser utilizadas a longo prazo, evitando o descarte desnecessário. Os adeptos do slow fashion sabem que é possível montar looks para diversas ocasiões usando as mesmas peças, por isso, valorizam peças atemporais que conversam entre si. Dessa maneira, o guarda-roupa passa a ser totalmente versátil, com roupas que podem ser usadas em qualquer ocasião fazendo poucas variações. O “a mais” dos looks, nesses casos, fica por conta dos acessórios, que ajudam a diferenciar cada ocasião: como um tênis em situações mais despojadas e um sapato mais social quando a circunstância pede.

No exemplo, com pequenas mudanças, a mesma camisa social pode ser utilizada em várias combinações.

Além das peças básicas e versáteis, as marcas que seguem a produção desacelerada costumam oferecer peças com modelagens, tecidos, acabamentos e recortes diferenciados, que fazem toda a diferença.

Outra dica para quem quer seguir esse tipo de consumo, é comprar apenas peças se encaixem com seu estilo pessoal e ter sempre em mente as combinações possíveis daquela roupa com as que você já tem no guarda-roupa. Com o slow fashion, a compra de itens para o armário se torna um processo mais cuidadoso e analítico para que a aquisição de qualquer peça seja sempre acertada. A escolha passa a ser inteligente e sem erro.

Se você gostou e quer saber mais sobre como aplicar o slow fashion no seu dia a dia, confira nosso post sobre como montar um armário cápsula, ideal para quem é adepto do movimento de consumo consciente!


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.


You may also like

Ver tudo
Example blog post
Example blog post
Example blog post